FAFE LAMEIRINHA
Cabeceiras de Basto é a penúltima especial do rally, Ott Tänak bateu Pierre-Louis Loubet por 30,5 segundos, apesar de todas as equipas de Rally1 terem tentado conservar os pneus para a Power Stage última PE, Fafe 2, à excepção de Thierry Neuville, que continua a debater-se com problemas no carro.
Todos atrás dos pontos extras, com Thierry Neuville fora com problemas, sem potência e com problemas no turbo no Hyundai
O.Solberg forçou para tentar superar Gus Greensmith e foi o mais rápido dos WRC2, mas não ganhou tempo suficiente para bater o britânico que foi a 7,4s mais rápido, Greensmith conseguiu manter a liderança por 1.2s. Solberg recuperou-lhe 23.4s da última etapa.
O divertido Takamoto Katsuta garantiu um tempo de 6m29,5s na Power Stage e desde logo um ponto, quando Pierre-Louis Loubet foi mais lento do que o japonês.
Ott Tänak foi mais rápido do que o japonês e manteve-se à frente de Esapekka Lappi por 1.8s para garantir pelo menos três pontos, Lappi chegava ao final com fumo a sair da traseira do Hyundai.
Dani Sordo foi terceiro da geral, mas não foi capaz de ser mais rápido do que Tänak e deixou a porta aberta para que Rovanperä tentava a vitória em estilo, o finlandês não desiludiu e voou para a segunda vitória consecutiva em Portugal, com uma margem de 54,7s e cinco pintos bónus.
NEUVILLE/WYDAEGHE, Não tem nada a acrescentar
TÄNAK/JÄRVEOJA, Provavelmente mais ninguém está a pilotar, estão apenas a pensar no fim.
SORDO/CARRERA, Agora temos de ter cuidado e levar os dois carros até ao fim, estou apenas a rodar para concluir a especial e a desfrutar dos troços, estou muito triste pelo Thierry, porque isto é realmente mau para os nossos planos, mas é assim que as coisas são.
LAPPI/FERM, Vamos dar o tudo por tudo na Power Stage, é o objetivo, poupámos os pneus para esta última especial, temos esta oportunidade, vamos tentar alcançar o objetivo.
KATSUTA/JOHNSTON, Este troço tem muitas pedras e piso solto sobre a superfície, estou ansioso pela próxima, vou tentar forçar o andamento na Power Stage.
LOUBET/LANDAIS, Conduzimos devagar para tentar poupar os pneus para a Power Stage, tenho dificuldades com a tração, por isso guio com muito cuidado.
SOLBERG/EDMONDSON, Foi o quarto mais rápido nesta especial dos Rally2.