AMARANTE
09/06/2023
Amarante 2 (a especial mais longa da temporada do WRC até à data) registou temperaturas mais quentes durante esta tarde. Ott Tänak teve de percorrer grande parte da classificativa com uma grande fenda no para-brisas, mesmo na linha de visão, e o estónio perdeu 10,2 segundos para Takamoto Katsuta, que abriu a especial.
FOTO DAVID CUNHA
Thierry Neuville vinha com a "faca entre os dentes" e encontrou um ritmo forte que lhe permitiu ultrapassar Esapekka Lappi e recuperar o terceiro lugar, ainda que por uma margem de apenas 2,7 segundos. Até aqui, esta foi a quarta vez que o duo da Hyundai trocou de lugares no rali. Dani Sordo, segundo classificado, foi o mais rápido de todos no troço e conseguiu 12,8 segundos de vantagem sobre Neuville e sete décimas para Kalle Rovanperä, que assim não venceu pela primeira vez na etapa.
Gus Greensmith reduziu em mais 5,7 segundos a diferença para Oliver Solberg no WRC2, embora o britânico tenha ficado preocupado com um problema técnico que surgiu no Skoda da Toksport. Uma delaminação num pneu do carro de Marco Bulacia permitiu a Teemu Suninen ficar em quinto lugar na categoria, atrás do vencedor do WRC2, Andreas Mikkelsen, e de Yohan Rossel.
FOTO DAVID CUNHA